Casa do Povo de Nossa Senhora das Neves

Breve descrição

A Casa do Povo de Nossa Senhora das Neves é uma Associação constituída sem finalidades lucrativas com o propósito de dar expressão organizada ao dever moral de solidariedade e de justiça. Foi constituída I.P.S.S. (Instituição Particular de Solidariedade Social) em 2004 e, desde essa altura, tem trabalhado na promoção de actividades sociais e culturais que permitem uma intervenção na população em geral, e mais especificamente em grupos mais vulneráveis, como é o caso da terceira idade.
Do Plano Anual de Actividades, constam várias actividades que visam a prestação de serviços permanentes à população, cujos custos são suportados pela instituição que se vale de alguns donativos e das quotas dos associados. De realçar, ainda, que é propósito do grupo de trabalho, que dirige actualmente os destinos desta instituição, dar prioridade às questões de natureza social, de forma a contribuir para o bem-estar da população da nossa freguesia.

Grupo Coral da Casa do Povo de Nossa Senhora das Neves

História do Grupo

O Grupo Coral da Casa do Povo de Nossa Senhora das Neves, fundado em Agosto de 2004, é fruto da vontade de um grupo de mulheres da nossa freguesia recordar os tempos nos trabalhos do campo e as diversões dos bailes de antigamente. Inicialmente composto unicamente por senhoras, conta hoje com duas vozes masculinas.
Lugar de enriquecimento cultural e aprofundamento das relações interpessoais, o Grupo conta hoje com 18 vozes que têm representado a freguesia em vários locais de Portugal.
Os ensaios decorrem às terças e sextas-feiras, das 19h às 20h, nas instalações da Casa do Povo e estamos disponíveis para actuações em qualquer lugar.

Actividades realizadas

Para assinalar o seu aniversário, o grupo realiza todos os anos em Agosto / Setembro, uma festa para a qual convida outros grupos, para um desfile e actuação em palco. Após o espectáculo, o convívio continua num jantar oferecido na Casa do Povo.
Em Maio / Junho, na Cultuneves – Semana Cultural da Freguesia de Nossa Senhora das Neves, o grupo organiza um encontro de Grupos Corais / Instrumentais
Em Janeiro o Grupo organiza o tradicional “Cante ao Menino”, convidando outros grupos corais.

Traje

No que toca ao traje é constituído por saia azul escura, avental às flores, camisa branca com o distintivo da Casa do Povo, lenço azul escuro ao pescoço, casaco de malha azul escuro (no Inverno) e sapatos pretos.

Currículo

O grupo tem uma média entre 15 a 20 actuações por ano, com destaque para as actuações no distrito de Beja, e algumas na zona da Grande Lisboa, onde se concentram colónias de alentejanos. Anima também festas e outros eventos para que é convidado.
As actuações mais significativas foram:

• Casa do Alentejo - Lisboa
  • Bombarral
  • Faralhão – Setúbal
  • Baixa-da-Banheira
  • Paivas-Seixal
Repertório

Constam do seu repertório as modas tradicionais que se cantam no Baixo-Alentejo, com adaptação, em alguns casos, das letras à realidade sócio-cultural da região onde o Grupo se insere.
Uma das modas mais representativas do Grupo é «Nossa Senhora das Neves, és a nossa freguesia», normalmente cantada em desfile, nas actuações fora da freguesia.
No que toca a registos já gravaram, em 2006, um CD sob o título: "O cante das espigas", constituído por 12 modas tradicionais alentejanas.

Morada:

Rua Soares Garrido, 9
7800-651 Nossa Senhora das Neves
PORTUGAL

Telefone:

(+351) 963 942 339 - Jorge da Mata - Presidente / (+351) 967070567 ou (+351) 284 331 227 - Maria Carolina – Ensaiadora