Horário de Funcionamento: das 08:00h às 15:00h (Verão) / das 08:00h às 16:00h (Inverno) ininterruptamente.

Cruzeiro Manuelino de Nossa Senhora das Neves

O Cruzeiro de Nossa Senhora das Neves podemos contemplá-lo, actualmente, defronte da Igreja, numa pequena rotunda relvada, depois de, em 2003, a Junta de Freguesia ter decidido mudá-lo, no sentido de lhe dar maior destaque e embelezar o largo. O seu local original situava-se a cerca de 200m da frontaria da igreja, na íngreme encosta ocidental, em terra de semeadura, de difícil acesso o que lhe dava um ar de abandono e à mercê da maquinaria agrícola, tendo sido colocado nesse local um marco em mármore indicativo.
O Cruzeiro quinhentista é constituído por uma base circular guarnecida por uma cercadura de tijolos colocados em cutelo, sobre a qual assenta uma coluna de mármore que tem, na parte superior, um disco encordoado e, na inferior, uma peanha em mármore. A coluna é rematada por uma bela e artística cruz manuelina, que foi reconstruída a partir de três fragmentos da original que se partiu nos anos sessenta.
A cruz tem a frente decorada com um caprichoso entrelaçado, o que sugere a evolução de um tronco de videira unindo, entre si, três flores de alcachofra entreabertas nas extremidades dos braços. No lado contrário, e sob a alcachofra do braço vertical, é visível uma inscrição com as iniciais I.N.R.I. (Jesus Nazarenus Rex Judeorum), gravadas na pedra. Segundo fontes documentais do séc. XIX efectuava-se uma procissão que partia da Igreja e circundava o belo cruzeiro manuelino.

website imaginado, criado e desenvolvido por: smartweb - comunicação & multimédia